Coordenador : Camila Castelo Branco Pupe
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394766.2206.295726.12052023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes da Graduação
Local de atuação: Faculdade de Medicina da UFF
Objetivo
1. Proporcionar a integração entre o ensino de diversas áreas com a cannabis medicinal. 2. Aprofundar o conhecimento dessas áreas entre os acadêmicos de Medicina, visto que nenhuma especialidade médica está isenta do contato com a medicação. 3. Estudar as principais ações do medicamento. 4. Ajudar no desenvolvimento do raciocínio de diagnóstico clínico. 5. Possibilitar a prática da anamnese e exame físico. 6. Aperfeiçoar a relação acadêmico-paciente. 7. Integrar alunos de graduação, professores e profissionais dos serviços da área de Neurologia, Psiquiatria, Neuroanatomia, entre outras. 8. Iniciar o acadêmico em estudos experimentais, pesquisa e extensão. 9. Promover cursos, simpósios e congressos, com participação de alunos, professores e profissionais. 10. Buscar atender às demandas da comunidade relacionadas ao tema. 11. Realizar atividades de prevenção e educação em saúde, junto à comunidade de Niterói. 12. Divulgar através de publicações em revistas científicas os resultados alcançados durante as atividades da Liga.
Resumo
O projeto visa à promoção do estudo do sistema endocannabinoide e da aplicabilidade da cannabis medicinal, com a finalidade de suprir a demanda da população que utiliza o medicamento. Compreende-se que profissionais de saúde, principalmente os médicos (independente de sua especialidade), devem ter a capacidade de saber identificar e indicar casos em que o paciente necessite o medicamento, bem como saber a sua prescrição. Assim, o desenvolvimento de uma Liga Acadêmica de Cannabis Medicinal pode contribuir para desmistificar o medicamento e favorecer a busca ativa de conhecimento entre os estudantes de Medicina, através de encontros periódicos, aulas expositivas, aulas práticas, discussões de casos clínicos e artigos científicos e participação da criação de atividades desenvolvidas junto à comunidade.